tudo-sobre-marcas-e-patentes.com
  Saiba tudo sobre como registrar marcas e patentes

Como Registrar Marcas e Patentes

Para saber como registrar marcas e patentes, é importante antes conhecer os processos burocráticos junto ao INPI.

Registrar marca ou patente não é nenhum bicho-de-sete-cabeças — você mesmo pode executar o passo a passo, desde que saiba como registrar. Para concluir o registro de marca ou patente é preciso acompanhar o processo de perto, e suprir os documentos necessários para obter sua marca registrada.

Isto posto, seu pedido para registrar marca ou patente deve ser encaminhado, acompanhado de toda a documentação necessária, ao INPI para devido registro. Será necessário pagar algumas taxas para o processamento de seu pedido mas — felizmente — elas não são tão altas.

Quem Vai Registrar?

É possível ao inventor/autor/criador que saiba como registrar, iniciar o processo e registrar suas patentes e marcas pessoalmente. Para isso, é necessário munir-se da documentação necessária, pagar as devidas taxas e formalizar o pedido no INPI.

Mas cuidado! Simplesmente dar entrada no pedido de registro de marca ou patente não é garantia alguma que o mesmo será aceito. É necessário acompanhar o processo junto ao INPI, observar novos pedidos, encaminhar oposições a pedidos similares aos seus...

Se você não seguir todos os passos corretamente, seu pedido para registrar marca ou patente pode ser cancelado e outros poderão utilizar sua criação!

A ênfase no parágrafo anterior é intencional. Muitos autores/inventores escolhem executar o processo de registro de marca eles mesmo mas, devido a outros afazeres, ou mesmo desconhecimento dos processos burocráticos, se esquecem de algum passo fundamental e de repente... seu pedido literalmente "dança" no INPI.

Isso se seu deslize não for descoberto por algum "profissional" (existem muitos) que, em vista da oportunidade, vão lá e registram sua marca ou patente. Daí é você que terá que pedir permissão ou pagar para utilizar sua própria invenção!

Assim, se a grana é curta, e se você já sabe como registrar, é possível executar o processo de registro de marca ou patente sozinho. Para isso, procure entender os processos no INPI e monitore constantemente o andamente de seu pedido, até o posicionamento final do INPI. Visite o site do INPI e colha mais dicas sobre como registrar marcas. Não será tempo perdido!

Se você não dispõe de tempo ou caixa, o melhor mesmo a fazer é contratar serviços profissionais de terceiros e que saibam como registrar marcas, para auxiliá-lo no registro. Eles não costumam ser caros e vão te dar a tranqüilidade de ter seu pedido sendo acompanhado do início ao fim.

:: Como Registrar Marcas e Patentes :: Livros ::

Veja abaixo uma seleção especial de livros sobre o assunto. Clique para obter mais informações e comprar. CLIQUE AGORA para aproveitar super-promoções!

Próximo: Utilizando Agentes ou Procuradores >>


menu

  :: tudo sobre ::


  :: utilidades ::

Marcas e Patentes é no
Instituto Nacional da Propriedade Industrial




Clique aqui para indicar este site para outra pessoa

Outros sites relacionados

Assine nossa newsletter exclusiva!


A utilização deste site está sujeita a nosso termo de uso.

Clique aqui para entrar em contato

     © 2004-2014 tudo-sobre-marcas-e-patentes.com  Política de Privacidade